top of page

O que fazer

Curtir o Sítio Meu Sossego já é uma programação extremamente prazerosa, mas, o Marajó é cheio de atrações e passeios para todos os gostos. Das praias a gastronomia, das fazendas ao artesanato, da cultura a natureza, o que não faltam são opções para quem quiser explorar a ilha.

Aqui deixamos algumas dicas de passeios e lugares para conhecer no arquipélago:

PRAIAS

Praia da Barra Velha
Visando aproveitar ao máximo sua estadia em Soure, comece pela Praia da Barra Velha, a mais próxima do centro, aproximadamente 4 Km. O local é uma área de preservação ambiental, ideal para quem deseja ar puro, passar por uma extensa área verde, e ao final desfrutar de uma belíssima praia com árvores de mangue e suas raízes aéreas compondo a paisagem. 

No caminho vale uma parada no Ateliê Arte Mangue Marajó, que fica a poucos metros de onde se tem acesso a porteira para se chegar na praia. No local são produzidas as cerâmicas marajoaras e outros artesanatos.

Praia da Barra Velha, a mais próxima do centro.

Praia do Araruna

Essa praia é definitivamente um dos lugares mais mágicos e belos do Marajó com sua natureza rústica e totalmente preservada, com destaque para a altura do manguezal que compõe sua incrível paisagem. O acesso só é possível a partir da praia da Barra Velha, atravessando-se um pequeno canal, que deve ser feito sempre com maré baixa e ainda secando. É prudente e recomendado fazer esse percurso sempre com um guia da região, para evitar surpresas e perigos na travessia do canal.

20221203_171459.jpg

Destaque para a altura dos manguezais que compõe sua incrível paisagem.

Praia do Céu e Praia do Caju-Una

As paradisíacas praias do Céu e Caju-Una, que ficam bem próximas, são as mais distantes e isoladas do centro de Soure, cerca de 14 Km. Para chegar lá você precisa fazer uma travessia de barco a partir da Vila do Pesqueiro, ou automóvel atravessando a fazenda Bom Jesus, uma das mais belas paisagens do Marajó que mistura os campos do Marajó com regiões de mangue. Se houver disponibilidade na sua estadia em Soure, não deixe de conhecer essas lindas e tranquilas praias, super recomendadas para os amantes da natureza. Aproveite também e conheça as Comunidades do Céu e Caju-Una.

sitio meu sossego_0013_praia do pesqueiro.jpg

Praia do Céu, paraíso a 14km do centro de Soure. 

cacuuna.jpg

Caju-Una, tranquilidade para curtir a natureza e o visual.

Praia do Pesqueiro

A Praia do Pesqueiro é a mais famosa de Soure e fica a aproximadamente 10 km do centro. Possui a maior estrutura para receber os turistas e dispõe de restaurantes onde servem diversos pratos à base de peixe, caranguejo e camarão, todos frescos e preparados na hora. Aproveite e conheça a Vila do Pesqueiro, vila de pescadores que fica bem próximo a praia. 

sitio meu sossego_0009_praia pesqueiro barracas.jpg

A Praia do Pesqueiro, a 10Km de Soure, oferece boa estrutura e um lindo visual

Praia do Goiabal

A belíssima praia do Goiabal fica dentro da fazenda São Jerônimo e o acesse só é possível através dos passeios turísticos que a fazenda oferece. Esta praia foi cenário da novela da Rede Globo “Amor Eterno Amor”, e da primeira edição do reality show “No Limite".Os passeios que a Fazenda oferece incluem: Passeio de búfalo, passeio de barco, trilha sobre o mangue e trilha sobre a Praia do Goiabal.

FAZENDAS

 

Fazenda Mironga 
A Fazenda Mironga proporciona uma experiência com a natureza incrível, chamada “Vivência Mironga”. Através de um passeio pela propriedade e rodas de conversa, são explorados o conceito e produtos produzidos na fazenda, em geral queijos e derivados do leite, além do histórico da criação de búfalos no Marajó. Um passeio com esses animais e uma degustação no formato de buffet, fazem parte da programação.
A Mironga também conta com um sistema pegue-e-pague dos produtos produzidos na fazenda.

mironga.jpg

Produção de queijo do Marajó na fazenda encanta o paladar dos visitantes.

Fazenda São JerônimoLocal de várias reportagens nacionais e internacionais, o passeio pela fazenda São Jerônimo é obrigatório para quem vai a Soure. As belezas da fazenda encantam os turistas que a conhecem. Oferece uma programação de passeio de canoa, praia do Goiabal, trilha suspensa em um manguezal e passeio de búfalo.

fazenda_sao_jeronimo_ilha_de_marajo_edited.jpg

Passeio de Búfalo é uma das atrações na fazenda.

PASSEIOS DE BARCO 

Furo do Miguelão
É um passeio de barco a motor pelo rio Paracauari, que banha o município de Soure, até o Furo do Miguelão, que é um canal sob a floresta de mangue e floresta de igapó.

Este passeio é imperdível para quem curte o contato íntimo com a natureza. Nele é possível você mergulhar na quietude da floresta de mangues em transição com a floresta de igapós, deslumbrando a incrível flora e fauna Marajoara, observando marrecos, garças, mergulhões e guarás. Com sorte poderá até avistar macacos de cheiro, macacos guaribas e botos.

passeio de barco a motor pelo rio Paracauari

Furo do Volta e Furo do Céu
Este passeio inicia na Vila do Pesqueiro, no Furo do Volta e termina no Furo do Céu localizado na Comunidade do Céu. No trajeto se deslumbra a incrível fauna e flora Marajoara, um estuário riquíssimo em vegetação, animais e aves. Os passeios são realizados por pescadores que habitam a Vila do Pesqueiro e dura em torno de 2 horas. O melhor período é pela manhã, geralmente das 8:00 às 10:00 horas.

soure-marajo.jpg

Soure foi projetada pelo urbanista Aarão Reis, que também projetou Belo Horizonte

CITY TOUR 

Soure
O município de Soure foi fundado por portugueses de uma antiga vila de Concilia, do Distrito de Coimbra, nome identificado pelos Romanos da época como Saurim, devido ao grande número de sáurios ou jacarés nesse lugar. Como existiam muitos jacarés na região do Marajó, resolveram dar esse nome em homenagem a sua terra natal em Portugal, ficando assim batizada de Soure.


A sede do município foi projetada pelo urbanista Aarão Reis, também responsável pela urbanização de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Com vias largas a cidade é dividida em ruas e travessas com identificação numérica, facilitando a localização dos endereços.

 Igreja Matriz
A Igreja Matriz começou a ser construída pelo primeiro Bispo do Marajó DOM ALONSO, em 23 de agosto de 1937. As obras do prédio foram concluídas em novembro de1941 e a inauguração se deu no dia 19 de março de 1942 às 7:00 horas quando o Reverendo Bispo fez a benção do templo.

Soure-Brazil.jpg

Mercado Municipal
O Mercado Municipal de Soure é bem localizado e muito bom para tomar um café da manhã bem tradicional. Tem tapiocas, sucos, e o delicioso pãozinho caseiro que é servido com ovo frito e queijo de búfala por cima, uma verdadeira iguaria!  O espaço do mercado é pequeno, mas possui várias barracas com produtos diversos, de alimentos, artesanatos e medicamentos naturais, sem contar com os peixes e caranguejos, os maiores do Pará. 

20220925_072759.jpg

Peixes, camarões, caranguejos e frutas regionais são alguns dos atrativos do Mercado Municipal.

Ateliê Arte Mangue Marajó
No ateliê do artesão Ronaldo Guedes, conheça como as peças de cerâmica Marajoara são feitas, de onde vêm os pigmentos naturais, onde é exaltado principalmente o espírito de consciência e resistência em manter viva a estética da cerâmica ritualística do povo originário Marajoara. Fica na Travessa 14, no caminho da praia da Barra Velha, próximo da porteira de acesso à fazenda Araruna. 

 


Estúdio Marajó Ancestral
Conheça o estúdio de cerâmica ancestral do artesão Adlely Sousa. Além da experiência com as histórias e lendas do Marajó, você poderá acompanhar os processos da produção cerâmica. Opção para degustar uma cultura alimentar sem igual e o melhor café do Marajó. Fica na 8° Rua, esquina da Travessa 7.

M'BARAYÓ - Cerâmica Marajoara
A rústica loja de cerâmicas oferece mais do que peças tradicionais da cultura Marajoara, é uma chance de se escutar um pouco da história do povo local e de entender como o processo de fabricação das peças acontece. A extração da tinta utilizada para colorir a cerâmica, que é retirada de pedras com ferrão de arraia, e o polimento com presas de porco podem ser vistas na prática. Fica na Travessa 20, entre 3ª e 4ª Rua.

Curtume Art Couro Marajó
O lugar é bem simples e guarda uma tradição que é passada de geração em geração na arte da fabricação de artesanato em couro de búfalo. Lá você vai encontrar sandálias, bolsas e uma grande variedade de artefatos. Siga o roteiro com o guia local para conhecer como as peças são fabricadas e todo o processo que o couro passa antes de virar artefato. Há uma loja com os objetos a venda. Vale a pena um bate papo com os donos do local. Fica na 1ª Rua do Bairro Novo.

Carimbó 
O carimbó do Pará foi trazido ao Brasil pelos escravos africanos. Posteriormente, foram incorporadas influências indígenas e europeias, especialmente ibéricas. A palavra "carimbó, de origem indígena Tupi, korimbó (pau que produz som) resulta da junção dos elementos curi, que significa “pau”, e mbó, que significa “furado”. O nome faz referência ao curimbó, principal instrumento musical utilizado nessa manifestação folclórica. O curimbó é uma espécie de tambor tocado com as mãos, feito com um tronco escavado e oco.


No dia 11 de novembro de 2015, essa dança folclórica paraense recebeu oficialmente a titulação de Patrimônio Cultural do Brasil, pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).


A cultura do Carimbó está enraizada nas tradições do povo de Soure e pode ser visto em diversos grupos de apresentação onde destacamos: Tambores do Pacoval, Cruzeirinho e Eco do Marajó. Procure informações turísticas sobre os locais e horários das apresentações. 

FileMarajoara.jpg

CULINÁRIA

Cozinha Tucupi
Restaurante localizado em ambiente rústico, imitando uma oca indígena, mas repleto de detalhes na decoração, como mesas e poltronas em madeiras trabalhadas e redes. Pratos que exploram a culinária amazônica com uma pegada sofisticada e exclusiva. 


Os pratos e drinks são muito bem elaborados Destaques para a entrada de burrata de búfala com tomates cerejas confitados, peixe Filhote com purê de caranguejo, de dar água na boca e sobremesa de doce de leite de búfala, com banana e chantilly, com destaque para os peixes regionais da Amazônia e as carnes de búfalo.


É necessário fazer reserva, já que há poucas mesas. Fica na 7ª Rua Prolongamento, Tucumanduba, Telefone: (91) 98105-5264

O Canto do Francês 
Não deixe de experimentar a cozinha da pousada O Canto do Francês, com destaque para o filé Marajoara acompanhado de batatas rústicas, simplesmente imperdível. 
É necessário fazer reserva. Fica na 6ª Rua com a Travessa 8. Telefone (91) 99149-8596

Ilha Bela 
Lugar privilegiado, em frente ao Rio, para comer e apreciar a paisagem. Destaque para o filé Marajoara acompanhado de batatas ou bananas fritas. Experimente também o delicioso icebufalo, sorvete de leite, queijo e doce de leite de búfala. 
Uma das atrações do restaurante é o búfalo Alemão, que adora ser alimentado pelos turistas com sorvete.
Fica na 1ª Rua, Av. Beira mar em frente a orla da cidade.

 


Solar do Bola
Restaurante de comida regional e um dos mais frequentados em Soure.  Experimente o tradicionalíssimo filé marajoara com queijo de búfala derretido, peixe grelhado, os caldinhos de turu, caranguejo e camarão! Um mais saboroso que o outro...
Fica na 8ª Rua, nº 872, Telefone (91) 3741-2196

Quiosque da Bolota
Espaço agradável, simples, e com excelente atendimento. Comida caseira muito gostosa e com preços bem convidativos. Destaque para o peixe frito, língua guisada e a cerveja bem gelada.
Fica na 3ª Rua com Travessa 20.

 


Sorveteria Celilda 
Os sorvetes com receitas especiais feitos com leite de búfala são SENSACIONAIS, em especial o de doce de leite, cupuaçu e castanha! Experimente todos, não vai se arrepender. 
Fica na 5ª Rua com a Travessa 15.
 


 

O Sítio Meu Sossego oferece a melhor experiência em hospedagem para grupos no Marajó.

Lanchas rápidas saem diariamente de Belém. Para quem vai de carro a opção é a balsa que sai de Icoaraci.

Saiba o que você precisa levar, e o que não levar para sua estadia na ilha de Marajó ser perfeita.

Estar no Sítio já é incrível, mas Marajó ainda oferece praias, fazendas, cultura, culinária, artesanato e muito mais.

bottom of page